quarta-feira, 10 de março de 2010

sobre entregar a idade

Esses dias uma das meninas que moram comigo estava assistindo o filme dos Ursinhos Carinhosos. Aí, né, fiquei com o coração apertado e fui ver também. Sabe, chorei no final? Mas não era sobre isso que eu queria falar. Queria falar que nós começamos um papo inevitável sobre desenhos e séries da nossa infância. Own. *-*
Get Along Gang (como é o nome em português mesmo?!), Caverna do Dragão, Punk, Smurfs, Cavalo de Fogo, Ursinhos Carinhosos, Muppets... a lista é gigante. Alguns nem passam mais na TV, só A Caverna do Dragão, que a Globo insiste em passar sem o desfecho da história. Mas, whatever, fiz esse post aqui pra colocar a abertuda dos mais relevantes, pra mim, pelo menos.
Vou dividir em duas categorias e postar cronologicamente, ok?
Desenhos:
A Nossa Turma (The Get Along Gang - 1980)

Produzido por Nelvana e pela DiC Entertainment originalmente para exibição nas redes de televisão norte-americanas Nickelodeon e CBS. No Brasil foi exibido pelo SBT.

Os Smurfs (The Smurfs - 1980)

Os Smurfs ficaram mais conhecidos no Brasil pela série produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Globo. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.

A Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons - 1983)

A Caverna do Dragão foi produzida nos EUA pela Marvel Productions em associação à Dungeons and Dragons Corporation. A série foi inspirada no jogo de RPG Dungeons & Dragons. Os episódios foram transmitidos nos EUA pela CBS e no Brasil pela Globo.

Muppet Babies ( 1984)

Foi produzida inicialmente pela The Jim Henson Company e pela Marvel Productions. Depois dos filhos de Jim Henson terem vendido os Muppets, os direitos foram DADOS a Disney-ABC Domestic Television. Fora dos EUA, o programa foi distribuído pela Walt Disney Television Animation.

Ursinhos Carinhosos (Care Bears - 1985)

The Care Bears virou uma série de TV apenas em 85 (antes eram greeting cards criados pela American Greetings). Começou a ser exibido no Brasil em 1990 pelo SBT.

Cavalo de Fogo ( Wildfire - 1986)

Produzido por Hanna-Barbera em 1986 foi originalmente exibido nos EUA pela CBS. No Brasil, foi exibido pelo SBT.

Capitão Planeta ( Captain Planet And The Planeteers - 1990)

Ai, sabe, nem achei o ano exato de criação. Fiquem felizes com a abertura, tá? Bjs

O Fantástico Mundo de Bobby ( Bobby's Worls - 1991)

Achei quando etreiou no Brasil, serve? Começou em 1991 no SBT no programa da MARA MARAVILHA(!).

Doug Funnie (1991)

A série estreou no Nickelodeon em 1991. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT.

Séries:

Blossom (1991)

Nos EUA estreou em 1991 na NBC. No Brasil foi ao ar em 1997 pelo SBT.

Punky, a Levada da Breca ( Punky Brewster - 1994)

Nos EUA a série foi exibida pela NBC a partir de 1984. No Brasil foi transmitida pelo SBT.

Mundo da Lua (1991)

Foi produzido pela TV Cultura de São Paulo nos anos de 1991 e 1992. (Mals aê que não consegui só a abertura!) - Eu MORRIA de vontade de ter um gravador INGOALZIM ao do Lucas. =(

TV Colosso (1993)

A TV Colosso subistituiu o Xou da Xuxa(!), exibido de 1993 até 1997 pela Globo. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o BBBoninho).

Castelo Rá-Tim-Bum

Foi produzido pela TV Cultura e pela Rede Pública de Televisão. Estreou em 1994 até deixar de ser produzido em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário